Pet shop migra para rede de franquia e aumenta até 40% no faturamento da loja

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Analisando os números apresentados pela economia brasileira, no período de janeiro de 2019 até o momento e observando a tendência de um discreto avanço de 0,2% no segundo trimestre, de acordo com o monitor do PIB-FGV (Produto Interno Bruto, medido pela Fundação Getúlio Vargas), constatamos que a retomada do crescimento de nossa economia ainda está distante. Por isso, neste momento cada empresário, seja ele grande ou pequeno, está se perguntando: Qual caminho devo seguir para conseguir melhorar os resultados da minha empresa e retomar o crescimento, mesmo diante desse cenário recessivo?

Recentemente, ao avaliar os números de um pet shop de São Paulo, verificamos que em um prazo de apenas seis meses o proprietário conseguiu elevar em 40% o seu faturamento, além de experimentar um acréscimo de 29% no valor médio de suas vendas, incremento de 18% nos serviços de banho e tosa e uma elevação de 14% nos atendimentos em geral. Apenas como comparativo, essa evolução é muito superior, por exemplo, ao crescimento médio do faturamento do mercado de franquias no Brasil, que foi de 6,4% no mesmo período, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Se as previsões mostram um cenário contrário, o que explica então esse “milagre” nas contas da loja citada acima? Seriam robustos investimentos em ampliação da área da loja, ou ainda, incremento de publicidade? Nada disso. A loja em questão é a Petland Mooca, na zona leste de São Paulo, e o que a fez experimentar esse salto foi a decisão de adotar o sistema de franquias para obter melhores resultados. A força de estar em uma rede sólida e experiente, que oferece um modelo de negócio bem estruturado e a oportunidade de profissionalizar ainda mais seu negócio, são alguns dos diferenciais que um franqueado tem ao fazer parte da rede de franquias de pet shop Petland.

Assim como no mercado de postos de combustíveis, muitos pet shops também operam por bandeira branca, ou seja, com uma marca própria. Tal como em outros mercados, os pet shops bandeira branca têm, por um lado, autonomia para escolher os seus fornecedores e negociar diretamente com eles. No entanto, a outra face dessa mesma moeda é que tal negociação é limitada quanto à margem de descontos e forma de pagamento, o que pode significar um impacto maior nos custos e consequentemente na lucratividade. Isso sem falar na falta de padronização de gestão, atendimento, marketing e inteligência de negócios.

Em um mercado tão competitivo quanto o de pet shops, as ferramentas de gestão podem ser um grande diferencial, bem como a estrutura de marketing, maior margem de negociação com fornecedores que a integração a uma rede pode proporcionar, além do acesso à análise e inteligência de mercado, entre outras vantagens.

Tão importante quanto todos os itens aqui citados está a necessidade de prestar um atendimento de excelência para poder se destacar no mercado. Na Petland os pet shops franqueados e suas equipes recebem todas as orientações para tornar a experiência de compra de seus clientes realmente diferenciada. A jornada de compra do consumidor é baseada na transmissão do maior número possível de informações. Além disso, os visitantes podem, por exemplo, interagir em loja com os filhotes em espaços especialmente destinados para isso, além de receber orientações para que possam fazer a melhor escolha de produtos e serviços, sempre contando com a consultoria de uma equipe de vendas altamente qualificada, além de usufruir da melhor política de preço justo do mercado.

A conversão de Pet shops para para um sistema de franquia se mostra um caminho assertivo para se atingir novos mercados e ampliar os resultados do negócio já existente. Desde o começo, nós da Petland damos todo o apoio para que essa transição seja agradável a todos, principalmente aos clientes e funcionários. Pelo lado do franqueado, ele tem o conforto de integrar uma marca sólida no Brasil e, sobretudo, no mundo, além de contar com todo o apoio necessário. Atualmente 10% das lojas da rede Petland são oriundas de conversão de bandeira.

Suporte


Além do know-how de 52 anos de atuação no mercado de pet shop e de estar presente em 19 países, sendo no Brasil 100 lojas espalhadas por 16 Estados, a Petland também oferece um amplo pacote de apoio aos franqueados e colaboradores que inclui sete universidades físicas; uma universidade online; o PAP – Programa de Apoio Petland, que oferece suporte de consultores e visitas às lojas.

Somado a todo esse suporte, o franqueado Petland conta com as melhores ferramentas de gestão de negócio que incluem a geração de relatórios e dashboards diversos, assim como transmissão de know how mediante metodologia para desenvolvimento de talentos e eventos periódicos diversos, dentre eles a Convenção Nacional de Franqueados, com foco em vendas, e outros eventos com objetivo de desenvolver habilidades em áreas específicas, como o Marketing Day, Vet Day, Petland Tech Fórum, que visa fortalecer os conhecimentos dos franqueados no sistema de tecnologia de varejo, entre outros.

Com esse rol variado e amplo de suporte, o franqueado pode realizar sua tomada de decisão embasado na análise de dados reais e objetivos e não em achismos. Com isso, ele poderá realizar uma gestão mais eficiente de seu negócio e ainda ter mais tempo para dar atenção ao seu chão de loja e focar nas vendas e atendimento visando à ampliação de seus negócios.